O que é e quais são os tipos de controle de ponto?



O controle de ponto é um instrumento fundamental para o controle da jornada de trabalho dos colaboradores, quer seja no modelo presencial ou remoto.

O controle de ponto está previsto nas leis trabalhistas que impõem limites à jornada de trabalho, garantindo os direitos dos trabalhadores e é um método confiável para computar a frequência dos profissionais.


Quem precisa fazer o controle de ponto?

De acordo com o artigo nº74 da CLT toda empresa com 20 ou mais funcionários é obrigada a fazer o controle de ponto, que pode ser realizada de três formas, manual, mecânico e eletrônico. Sendo que cada um deles apresenta diferentes formas de marcação de ponto.


Quais são os tipos de controle de ponto?


· Controle de ponto manual

Em geral o controle de ponto manual é realizado através do livro de ponto, um caderno onde os funcionários anotam a entrada e saída do trabalho e registram as pausas.

Essa modalidade é considerada obsoleta uma vez que é praticamente impossível comprovar a veracidade das informações inseridas no livro de ponto.


· Controle de ponto mecânico

O ponto cartográfico como é mais conhecido o ponto mecânico, utiliza um cartão de papel que é inserido pelo colaborador em um equipamento que imprime as informações como data e horário nestes cartões.


O ponto mecânico ainda pode ser encontrado em muitas empresas, mas também apresenta algumas das desvantagens do ponto manual pois além de também estar sujeito a fraudes, caso haja algum problema com o equipamento o registro de ponto tem que ser feito de forma manual.


· Controle de ponto eletrônico

Como o próprio nome já indica, o controle de ponto eletrônico permite que o colaborador realize a marcação de ponto de forma eletrônica.


O relógio de ponto eletrônico coleta o registro e um Programa de Tratamento de Ponto converte as marcações em dados. Esse modelo de ponto era regulamentado pela portaria 1510 que foi substituída pela portaria 671 que mudou as regras para o tratamento do ponto estabelecendo novos modelos de registro de ponto. REP-C.


Ele compreende todo o sistema de registro eletrônico de ponto composto pelo registrador eletrônico de ponto convencional e pelo programa de tratamento.

O REP-C é composto por três modelos de marcação: Biométrico, magnético e por senha.


· Ponto biométrico

O ponto biométrico é realizado através da captação biométrica do colaborador que pode ser captada através de um relógio de ponto equipado com leitor de impressão digital.

Dessa forma o colaborador posiciona o dedo cadastrado sobre o sensor do relógio que capta suas informações pessoais e registra os horários.


· Ponto magnético

O ponto magnético é realizado a partir de um cartão magnético contendo as informações do colaborador e é captado pelo relógio de ponto por aproximação.


· Ponto por senha

Cada funcionário recebe uma senha pessoal e intransferível que deve ser digitada no aparelho para a marcação do ponto.



Controle de ponto alternativo.


O controle de ponto alternativo era uma modalidade de registro de ponto regulamentada pela portaria 373, que era destinada ao registro de ponto online.


Com a chegada da portaria 671 essa classificação foi substituída pelos modelos REP-A e

REP-P onde, dependendo da sua construção, podem se encaixar os registros de ponto online.


O ponto online funciona através de um software de armazenamento em nuvem onde todos os registros são armazenados em uma folha de ponto online que pode ser acessada a qualquer momento.


Como o ponto online não fica instalado em nenhum local fixo, ele permite que profissionais em trânsito ou em home office façam a marcação de ponto sem limitações.


O registro de ponto online traz várias vantagens, além de modernização, proporciona facilidade de tratamento do ponto, informações em tempo real, controle do banco de horas e controle de jornada remota.


Otimizar o controle de ponto na sua empresa reduz os custos e facilita a desburocratização dos processos para os gestores.


Mas para isso é necessário que você pesquise e escolha o sistema de ponto que mais se adeque às necessidades da sua empresa.


A Start Ponto Empresarial é especializada no controle de ponto e acesso e representa os melhores fabricantes do mercado.


Nós convidamos você para uma demonstração exclusiva, para te ajudar a escolher a melhor opção para a sua empresa.

Clique AQUI e solicite a visita de um de nossos especialistas.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo