Tipos de controle de acesso.




O que são sistemas de controle de acesso?

O controle de acesso, como o próprio nome diz, é o sistema que controla a entrada e saída de pessoas e equipamentos nas empresas.

Através do controle de acesso pode-se, obedecendo critérios pré-estabelecidos, liberar ou bloquear o acesso de pessoas em locais específicos.

Existe uma variedade de tipos de controle de acesso e cada um deles atende melhor a uma situação específica, dependendo do volume de circulação de pessoas e da quantidade de áreas a serem controladas.


Veja abaixo 5 tipos de controle de acesso, suas especificidades, vantagens e aplicações.


Controle de acesso manual

Na maioria dos casos o controle manual de acesso é realizado por um porteiro ou vigilante.

São eles que, seguindo diretrizes pré-determinadas pela empresa, autorizam ou negam a entrada e saída de pessoas e materiais e são responsáveis por manter o registro desta movimentação.

Vale ressaltar que o controle de acesso manual pode, e é comumente associado a outros tipos de controle de acesso.


Controle de acesso mecânico

O controle de acesso mecânico é o mais comum existente. Ele é feito utilizando chaves, cadeados, fechaduras e catracas mecânicas.

É um tipo de controle de acesso mais antiquado e relativamente eficiente, devendo ser utilizado com sistemas de segurança complementares como câmeras e alarmes.


Controle de acesso eletrônico

O controle de acesso eletrônico é mais moderno e utiliza uma combinação de tecnologias, sendo o mais indicado para empresas ou locais que necessitam de um sistema de controle de acesso mais avançado.

Neste sistema de controle de acesso, é comum a utilização de cartões de acesso, senhas eletrônicas, reconhecimento biométrico entre outros, que ao serem interpretados por um equipamento mecânico como uma catraca por exemplo, permite ou não o acesso ao ambiente.

Este sistema também mantem um registro preciso contendo todas as informações do fluxo de pessoas.

Existem dois tipos de controle de acesso eletrônico:


· Sistema de acesso autônomo.

Geralmente utilizado em um único ponto de acesso, este sistema se baseia em permissões alocadas no próprio dispositivo de controle de acesso, os quais não estão conectados a nenhuma rede remota e tem uma instalação mais simples em relação ao sistema online.

Os sistemas de acesso de controle autônomos podem ser integrados a um sistema mais amplo, em conjunto com sistemas de controle de acesso online.


· Sistema de acesso online.

Os sistemas de acesso online são conectados à rede e ficam baseados em um servidor físico ou em nuvem. O acesso ao sistema é realizado de forma remota através de um software com segurança de ponta, que realiza a troca de informações em tempo real entre o equipamento de controle de acesso e o servidor.

Este sistema pode ser utilizado em uma vasta gama de equipamentos como alarmes, catracas, fechaduras eletrônicas, elevadores dentre outros.


Sistema de acesso mecatrônico.

Este sistema combina o acesso mecânico e o acesso eletrônico oferecendo mais segurança.

Neste sistema, o usuário primeiro utiliza uma forma de identificação eletrônica como um cartão magnético, senha eletrônica ou outro tipo de mídia, que concede a ele acesso a um meio mecânico de acesso, como uma fechadura por exemplo.

Essa combinação de segurança é mais utilizada por empresas que requerem um nível mais avançado de segurança.


Controle de acesso físico.

O controle de acesso físico é talvez, um dos pontos mais importantes a serem analisados na hora de escolher o sistema de controle de acesso.

Não importa o quão avançado seja seu sistema de controle de acesso, se os equipamentos de controle de acesso físicos como as portas por exemplo não oferecerem a segurança necessária, estes sistemas perdem o sentido.

Exemplos de sistemas de controle acesso físicos:


· Portas giratórias

· Catracas

· Cancelas

· Bloqueios de segurança.


Seja qual for a sua escolha, os sistemas de controle de acesso são fundamentais para garantirr a integridade física das pessoas e para promover a segurança patrimonial.

É importante que seja realizada uma análise minuciosa das necessidades, afim de escolher o sistema de controle de acesso ideal.


Para isso é sempre bom contar com o auxílio de profissionais especializados no controle de acesso e segurança, para uma avaliação completa.

A Start ponto possui as mais completas soluções de controle de acesso e profissionais especializados, prontos para te auxiliar a montar o sistema perfeito para a sua empresa.

Clique aqui e fale com um de nossos especialistas.

25 visualizações0 comentário