Qual a melhor catraca para a minha academia?



O mercado oferece uma grande quantidade de opções de catracas para o controle de acesso nas academias, são diversos modelos e funcionalidades desde catracas simples e manuais até modelos mais robustos e com alta tecnologia embarcada.

Mas então? Qual o melhor modelo de catraca para a minha academia?

O modelo ideal vai depender das características do seu negócio, do número de alunos e do tamanho da sua academia.

O ideal é escolher o modelo que melhor se encaixe às características do seu negócio. Acompanhe o artigo até o fim e conheças os tipos, vantagens e desvantagens de cada um.


Vantagens da catraca nas academias

Segurança

No início o principal objetivo das catracas em academias era a segurança e ainda hoje, exercem esta função, controlando quem entra e sai do local.

Hoje em dia dependendo do modelo instalado é possível caso aconteça algum incidente por exemplo, saber quem estava no local no exato momento do acontecido.

Este tipo de funcionalidade aumenta a proteção para o estabelecimento e ara o aluno que, se necessário, consegue comprovar com precisão que estava dentro do estabelecimento em um determinado período.


Inadimplência

As catracas são um forte aliado no controle da inadimplência.

Quando um aluno inadimplente tenta acessar o local ela bloqueie o acesso, permitindo que um profissional da academia possa negociar com ele.

Vale ressaltar que o objetivo não é impedir que o aluno treine, mas alertar o gestor para que este possa avaliar a situação e propor alternativas para que este aluno continue com seu relacionamento com a academia.


Coleta de dados

Não tem como medir crescimento e performance sem coletar dados.

Horários mais movimentados, controle de presença e até mesmo quantos alunos estão treinando em tempo real, estas são algumas informações que a sua catraca pode fornecer e que sem dúvidas vão te ajudar em suas estratégias de marketing.

Com estes dados você pode por exemplo, criar campanhas especificas para aqueles alunos que não aparecem a algum tempo e evitar a perda da matrícula.



Quais os tipos de catracas?

Catracas mecânicas.

As catracas mecânicas são mais recomendadas para estabelecimentos de pequeno porte, principalmente por serem mais baratas.

Esse tipo de equipamento requer o controle manual de entrada que é realizado por um funcionário.

O lado negativo deste tipo de catraca é que não é possível saber quem entrou ou mesmo fazer o controle da inadimplência por exemplo, já que este equipamento não tem partes eletrônicas e nem tecnologia para a coleta de dados.


Catracas eletrônicas.

As catracas eletrônicas são indicadas para que quer investir um pouco mais, mas tem uma excelente relação custo-benefício.

Estas catracas podem ser encontradas em diversos modelo e com tecnologias diferentes como leitores biométricos, leitor de cartões, senhas e outras tecnologias.

A catraca eletrônica deve estrar integrada a um sistema de gestão para a coleta e gerenciamento de dados.


Catracas para acessibilidade.

As catracas de acessibilidade são ideais para o acesso de portadores de necessidades especiais, elas são dotadas de braços do modelo vai-e-vem que oferecem menor resistência a passagem após ser liberada e a liberação pode ser realizada através de biometria, cartão de acesso ou senha.

Seja qual for o modelo de catraca escolhido para a sua academia, ela continua sendo um equipamento indispensável.


Na Smart Ponto você encontra o modelo de catraca ideal para a sua academia.

Somos representantes das melhores marcas e temos assistência técnica autorizada.

Fale com um especialista da Start Ponto e peça uma demonstração.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo