A algum tempo, o controle de acesso biométrico no canteiro de obras não era sequer cogitado, isso devido ao custo de implantação da tecnologia, o alto volume de pessoas e a grande circulação de mão de obra.
Hoje a biometria facial no canteiro de obras é sinônimo de controle de acesso, economia e segurança.
Ao adotar o controle de acesso com biometria facial, a empresa conta com um valioso diferencial de competitividade no setor de construção civil.
As vantagens do reconhecimento facial em canteiros de obras
O reconhecimento biométrico facial é atualmente, o que existe de mais moderno no que se trata de controle de fluxo, gestão de materiais e bloqueio e desbloqueio de acesso.
O controle de acesso por biometria se mostrou indispensável para o sucesso e finalização de obras de engenharia.
Custo-benefício
Com o avanço da tecnologia, o controle de acesso por biometria facial teve uma drástica redução de custo, tornando a utilização desta tecnologia acessível ao mesmo tempo em que entrega um resultado tecnológico de ponta.
Acesso sem toque
Com a pandemia da COVID-19 a preocupação com a contaminação e disseminação de vírus e bactérias se tornou uma preocupação constante.
O controle de acesso por biometria facial permite o acesso ao canteiro de obras sem a necessidade de contato físico com o dispositivo de identificação, diminuindo os riscos de contaminação.
Controle de fluxo
O controle de acesso por biometria facial dá ao gestor o controle total sobre o fluxo de todas as pessoas que estão presentes no canteiro de obras, evitando fraudes e processos.
A transformação digital na construção civil
A indústria 4.0 trouxe inúmeras transformações digitais no setor da construção civil, tornando indispensável a adequação das empresas do setor para se manterem competitivas.
Dentre as vertentes tecnológicas centrais para a inovação dos negócios do setor se destacam:
· Inteligência artificial;
· Dispositivos utilizáveis;
· Automação;
· IOT (internet das coisas)
· BIM;
· Big Data;
· Robótica;
· Cloud Computing;
· Manufatura Ativada.
O controle de acesso por reconhecimento facial no canteiro de obras, agrega diversos recursos tecnológicos para a construção civil.
De maneira geral, ele aumenta a eficiência do controle de chegada e saída de materiais, gera mais praticidade aos gestores, diminui os custos decorrentes de erro humano, evita a entrada de pessoas que estejam afastadas, de férias ou mesmo que foram desligadas da empresa e gera informações precisas e relevantes para o desenvolvimento do trabalho em obras.
Como automatizar o canteiro de obras?
O controle de acesso no canteiro de obras não se trata apenas do controle de entrada e saída das pessoas no local.
O controle de exames ocupacionais e a automatização dos históricos dos exames dos colaboradores, também estão presentes na tecnologia.
Isso ajuda o gestor a controlar a atualização dos exames de saúde ocupacional e audiometria dos colaboradores, o que é exigido por lei.
Seja qual for a sua necessidade, o reconhecimento facial em canteiro de obras estará sempre associado à inovação e qualidade.
A Smart Ponto tem soluções específicas e sob medida para empresas de engenharia.
Fale com um especialista da Smart Ponto e solicite uma consultoria gratuita.
Hozzászólások